domingo, 30 de abril de 2023

DOMINAÇÃO, SUBMISSÃO, ARTE SENSUAL

 


Hoje vou falar-vos de um tema que, decerto, vai causar divergências de opinião. É um tema controverso, que causa impacto mental, físico, interpretativo, concordante e discordante.

Vou falar-vos de: DOMINAÇÃO E SUBMISSÃO, NA PRÁTICA ERÓTICA E SEXUAL

A parte sexual entre pessoas – reportemo-nos à idade adulta – tem, felizmente, evoluído ao longo dos tempos. 

Antigamente a MULHER era a serva da casa, quase uma “escrava" do homem. Apenas servia para parir filhos. O sexo era para satisfação do homem e se a mulher quisesse algo mais – gozo, prazer – era pelo próprio marido conotada de galdéria, quiçá de outro nome análogo, mas também pejorativo. 

A MULHER era para fazer sexo, não amor. Engravidava e paria. Claro que esta teoria pode ser discutível visto que também haviam mulheres que tinham apenas um ou dois filhos. É verdade. Mas será que gozavam a parte sexual na sua plenitude?

A parte sexual com a autodeterminação da mulher na vida quotidiana – trabalho fora de casa- emprego onde começou a ter salário – fez com que a MULHER evoluísse no conceito sexual e passasse também ela a ser parte ativa no desejo, gozo, prazer, que o sexo proporciona.

O ser humano é insaciável no que tem e ambiciona ter. O sexo não é exceção

A parte sexual foi evoluindo, os gostos foram sendo cada vez mais ousados, e daí terem nascidos vários estilos de comportamento, rituais e práticas, onde se insere o grupo BDSM ( ver abaixo).

A DOMINAÇÃO e SUBMISSÃO faz parte das práticas mais ousadas do BDSM. Este princípio/praxe sexual consiste em um dos intervenientes, exercer sobre o outro, um controlo de autoridade, comando da prática, num contexto sensual, erótico, sexual.

O/A dominador/a que exerce o papel de comando da prática, recebe a submissão do/a outro/a, que aceita esse papel de submisso/a.

Será que a dominação e submissão tem de levar sempre à prática sexual? Não, não tem

Essa praxe, não requer a obrigatoriedade do contacto físico. Pode ser praticado apenas ao nível de um sentimento de prazer psicológico.

Na maioria dos casos, termina com a prática sexual, muitas vezes, usando uma intensidade física, algo “bruta”, quiçá “violenta”, quase “ loucura libidinosa”, podendo atingir o SADOMASOQUISMO, O SADISMO, OU A BONDAGE ( Ver abaixo ).

Do Sadomasoquismo, sadismo, e da bondage falarei noutra possível publicação, caso as minhas leitoras e leitores tenham receptividade para ler e saber.

Existe quem considere esta praxe uma ARTE e fonte de gozo. Afirme peremptoriamente que não existe brutalidade nem qualquer espécie de violência física e/ou psicológica. Aceitável? Discutível? 

O texto já vai longo. Peço desculpa pelo meu atrevimento. Espero que gostem de ler e deixem a vossa opinião, sem temores e/ou preconceito. Escrevam de forma natural, adulta, o que pensam sobre esta matéria específica.

..................................

BDSMA sigla, que vem de palavras em inglês, é um acrónimo para a expressão Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo. Ou seja, pode compreender algum tipo de agressão, como por exemplo "palmadas", "bofetadas", "chicotadas", etc etc etc, se isso gerar prazer sexual aos envolvidos. 

Apesar da questão física estar em jogo, tem sempre que existir e estar bem presente na mente de quem está a praticar, a questão do consentimento: ambos precisam ficar 100% de acordo e confortáveis na prática/praxe exercida..

Sadomasoquismo: vem da junção de duas tendências opostas, o sadismo e o masoquismo. Ele serve para descrever práticas consensuais que envolvam a troca de dor física ou emocional.

Sadismo: descreve o prazer sexual derivado da aplicação de dor, degradação, humilhação e sofrimento em geral a outra pessoa. Em contrapartida, o masoquista é aquele que recebe prazer ao ser ferido ou humilhado dentro desse cenário consensual.

Bondage: consiste em prender, amarrar e/ou restringir consensualmente um parceiro para fins estéticos, eróticos e/ou sensoriais. Um parceiro pode ser fisicamente restringido de várias maneiras, incluindo com o uso de corda, algemas, vendas, coleiras, fita adesiva, mordaça, grilhão, entre outros

..........................................

* Autora; Mariete Salema*

*/*

18 comentários:

  1. Mais outro ensaio sociológico
    :-)
    Gostei da profundidade de análise.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, Mariete!

    A 1ª parte do seu post, mulher para estar em casa, ter sexo e não amor, e consequentemente parir, relaciona-se com o tempo dos meus avós. Os meus pais tiveram uma relação, não direi como agora, mas muito aceitável. A minha mãe, que era também professora sempre falou comigo sobre estes assuntos.
    As práticas referidas no restante post, não as entendo, nem as aceito, mas respeito a prática delas.

    Beijinho e bom domingo.

    ResponderEliminar
  3. Olá Mariete, vim conhecer o seu cantinho e gostei bastante, pois você traz conceitos novos, que antes não conhecia , como bondage.
    É sempre bom compreendermos a natureza humana em todas as suas circunstâncias! Lembro-me de um conjunto de obra de uma autora que fez muito sucesso, que abordava diretamente esse tema que depois até se transformou em filme!, se não me engano chamado 50 tons de cinza.
    Tenha um maravilhoso feriado!! :)))

    ResponderEliminar
  4. Vou contar um fato verdadeiro que aconteceu mesmo. Não é ficticio.

    Tenho um amigo que, certo dia, alcoolicamente bem disposto, chegou a casa e, a mulher começou a "moer-lhe" a cabeça. A dada altura, empurrou a mulher, segundo disse muito devagar, muito lentamente , mas a mulher desiquilibrou-se - talvez ficasse algo embriagada com o bafo dele (marido) e batendo com as pernas e "rabo" num móvel fez vários hematomas/nódoas negras.

    A mulher no outro dia foi fazer queixa na Polícia. Dias depois esse meu amigo foi chamado a prestar declarações. Perante o exposto e indagado pelo sr agente da PSP, responsável pelo processo, sobre a matéria de fato, lembrou-se e diz:

    Sr guarda. É verdade que a minha mulher ficou com alguns hematomas e nódoas negras, mas eu não tenho culpa disso

    - Não tem? Como assim, indaga o senhor agente

    - Sr agente. A que horas é que a minha mulher diz que esse problema aconteceu?

    - Cerda das 02H00 da manhã ( acentuou o... da manhã ... para não haverem dúvidas)

    - Ora aí está sr agente. Sei que isto é muito íntimo mas a "verdade" ( claro a verdade desse meu amigo) tem que ser dita. A minha mulher é fanática pela fantasia sexual do BDSM. Eu nem gosto. Mas ela quer. Essas nódoas negras são "fruto" das voltas e reviravoltas que ela deu, sempre aos gritos: --- "Bate". Com mais Força. "bate" seu sacana. E gritava: Estou quase a atingir o org...E eu dava-lhe palmadas nas nádegas, sempre devagar, sr agente. Nem sei como foi possível ficar com essas nódoas negras que diz ter ficado. Não quero ser acusado de um mau marido que não satisfaz os gostos da mulher.

    - A cena foi para tribunal e o meu amigo - tão "inocente" ganhou a causa

    Hoje, estão divorciados, mas são grandes amigos. Só não sei se...
    ..
    Gostei muito deste tema de hoje. Por incrível que pareça é mais atual do que aquilo que muita gente pensa..

    O maior sucesso para o blogue. Está a publicar em grande estilo.
    Beijinho. Um feliz domingo e feriado do dia 01 de Maio.

    ResponderEliminar
  5. Olá Mariete
    Hoje vim conhecer o seu cantinho e agradecer a sua agradável visita
    A natureza humana é bastante complexa. São questões em que a individualidade é desnudada e deixa-se conduzir ou não. Muitas vezes é uma submissão forçada o que confira uma agressão.
    Um ótimo domingo pra você
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde de domingo. Mariete, parabéns pelo seu trabalho maravilhoso e cheio de reflexão.

    Luiz Gomes.

    ResponderEliminar
  7. Gostei de ler o tema. Só tenho que agradecer pelo seu tempo ao escrever este tema.
    Saúde.

    ResponderEliminar
  8. Enhorabuena por el blog, por los temas que abordas por compartir la información con todos, me quedo por aquí para leer y disfrutar de las lecturas.
    Feliz semana.
    Saludos Cordiales

    ResponderEliminar
  9. Olá, Mariete. Também gostando de conhecer o seu blog!
    Uma postagem bem reflexiva num tema muito bom. Ser mulher é um privilégio e ela deve ser respeitada e amada. O Criador teve a brilhante ideia de trazê-la ao mundo para torná-lo mais cheio de vida e perfeição, pena que as deturpações são grandes e inconvenientes.
    O meu abraço. Penso que gostará de conhecer o Vida & Plenitude.

    ResponderEliminar
  10. Yo creo que mientras este consensuado y en si haya respeto todo se pue de experimentar. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  11. Sempre ouvi dizer que entre dois parceiros sexuais havia lugar a tudo, desde que houvesse mútuo consentimento.
    Este tudo, naturalmente, restringe situações que possam ser lesivas da integridade física do outro.
    Como tudo na vida o sexo é para ser desfrutado dentro dos normativos mínimos e das mais elementares regras de segurança.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  12. Obrigada de alma e coração a todas as amigas e amigos que me visitaram e comentaram esta minha publicação. Para sempre agradecida
    Beijinhos
    Abraços
    */*
    Gracias de corazón y alma a todos los amigos que me visitaron y comentaron esta publicación mía. por siempre agradecido
    Besos
    Abrazos

    ResponderEliminar
  13. Un interesante tema el que nos acabas de dejar y como nos dices ciertas practicas deben estar consensuadas.
    En cuanto a lo de usar solo a las mujeres para reproducir la especie, decir que recientemente he leído un libro sobre la Reina Juana I de Castilla que paso a la historia como "La Loca" cuyo esposo Felipe I para apartar de gobernar el reino que heredo de su madre Isabel I "Católica", dijo estaba loca. Felipe que por las pinturas que he visto suyas de bello tenia poco quizás por eso lo de "El Hermoso" iba detras de todo que tendría faldas a lo que Juana al final cada vez que iba a su cama se limitaba a desnudarse y abrir las piernas y el resto lo haría él sin ninguna colaboración.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  14. Há gostos para tudo... Há que respeitar!

    ResponderEliminar
  15. Há gostos para tudo e gostos não se discutem.

    Mas ainda bem mesmo é que o papel da mulher evoluiu!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Realmente, há gostos para tudo e complexidade da mente humana é enorme que tanto inventa!

    ResponderEliminar
  17. Muito obrigada de alma e coração a todas as amigas e amigos que me visitaram e comentaram esta minha publicação. Para sempre agradecida
    Beijinhos
    Abraços
    */*
    Muchas gracias de corazón y alma a todos los amigos que me visitaron y comentaron esta publicación mía. por siempre agradecido
    Besos
    Abrazos
    */*

    ResponderEliminar

Qualquer comentário, anónimo ou outro, menos respeitoso, dirigido seja a quem for, neste blogue, será apagado sem prévio aviso. Voltem sempre. Obrigada.