domingo, 1 de dezembro de 2024

Gravidez da jovem adolescente

 

Hoje, vou esquecer um pouco a poesia e falar convosco sobre um tema que é comum a toda a sociedade.

..................... GRAVIDEZ DA JOVEM ADOLESCENTE…...................

O sexo faz parte da vida. Sem ele não existia mundo humano. Todas/os nós, quando jovens pensamos, sonhamos, imaginamos, como irá ser o nosso primeiro ato sexual.

Infelizmente, muitos Pais e muitos filhas/os ainda se inibem de falar sobre SEXO uns com os outros.
Não devia ser assim. Para as meninas, falar com a Mãe sobre sexo devia ser um ato normal e natural. Para os meninos essa função devia ser mais ativa por parte do Pai. Não quero com isto dizer que todos não possam falar com todos sobre o assunto. Claro que sim, podem.

Os jovens, como sabemos, têm um grande poder de curiosidade. O sexo faz parte dessa curiosidade.

Jovens de ambos os sexos pensam nisso. Existe igualdade de pensamento, embora não exista igualdade no comportamento. A rapariga quando AMA deixa o coração "falar" mais alto e entrega-se de corpo e alma ao ato com o rapaz. Este, o rapaz, quando AMA, reage QUASE da mesma forma. E quase porquê? Porque o rapaz pensa mais com o cérebro do que com o coração quando se fala em ato sexual. É dos genes. Não há nada a fazer. Existem exceções? Claro que sim. Mas muito, mesmo muito, raras.

Regra geral, o sexo entre jovens adolescentes não é pensado com antecedência (claro que existem exceções). Estão sozinhos, começam a brincar, beijinhos mais profundos, mais atrevidos, e o sexo acontece. A grande maioria das vezes sem usar qualquer contraceptivo. 

O jovem adolescente faz, não pensa em fazer. Ao fazer não pensa nas consequências que do ato possam advir, especialmente com o surgimento de uma gravidez.

Por vezes e não são assim tão raras, a gravidez acontece. Sem ser um problema pois devia SIM ser uma felicidade, torna-se muitas vezes, mesmo um grande problema.

Maior problema ainda, quando o jovem rapaz não assume o ato praticado e não aceita a gravidez da “namorada”. Está aqui O MAIOR problema para a jovem grávida.

Quando não existe diálogo os jovens em geral e em particular a rapariga, NÃO CONTA logo de imediato aos pais, a sua gravidez. 

Quando se começa a notar a barriga a crescer, a rapariga em vez de contar aos pais, decide em vestir roupas mais largas, escondendo assim, a mudança natural do seu corpo. Quando os pais se apercebem o CHOQUE emocional é muito maior. Por vezes com causas desastrosas para a família. Não devia acontecer assim. Mas sabemos que acontece.

Seja como for, cabe aos PAIS parar para pensar. Não agir no imediato quando porventura os nervos possam estar à flor da pele. Neste caso devem falar com os filhos, sejam rapariga ou rapaz, a fim de assumirem o ato praticado pois se esse lhes deu prazer, também devem mostrar serem responsáveis e abraçar de corpo e alma, com alegria e felicidade, o efeito desse ato, ou seja a vinda de uma nova vida.
Salvo raras exceções, que infelizmente também as há, os Pais ajudam tanto a rapariga grávida como o rapaz que a engravidou. Raramente ficam sozinhos à sua sorte. 

O AMOR é a maior essência da vida, e com AMOR, a vida, ACONTECE

Gostava de ler a sua opinião sobre esta matéria na caixa de comentários.
*
*/
** Mariete Salema ""
*

62 comentários:

  1. é um tema muito complexo. ignorar a sexualidade e não falar sobre ela sim, gera frutos. também educar os rapazes a responsabilidade é fundamental. muitos ainda acham que os métodos contraceptivos não é uma preocupação deles e sim uma obrigação das mulheres. levar logo ao ginecologista uma jovem é muito importante. beijos, pedrita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      O seu comentário está corretíssimo. Concordo totalmente com a sua opinião
      Bom fim de semana

      Eliminar
  2. Um post de serviço público
    Obrigado por isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu, pela sua presença, comentário e simpatia
      Bom fim de semana

      Eliminar
  3. Sucede y es principalmente responsabilidad de los padres hablar y enseñar sexualidad,la educacion en todo sentido comienza en el hogar y si se da una relacion de afecto y confianza,se debe enseñar y hablar,hoy en dia la sexualidad ha tomado ribetes de libertad indebida.Los embarazos en la adolescencia a veces no son deseados,lo que influye en una vida normal sana del hijo.Me ha encantado leer tu entrada.Te dejo un abrazo grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias por tu comentario. Los adolescentes experimentan la libertad de una manera un tanto despreocupada y muchas veces peligrosa, en todos los sentidos. La sexualidad está dentro de estos parámetros. Muchos son irresponsables y luego suceden hechos no deseados que transforman toda una adolescencia. te devuelvo el abrazo

      Eliminar
  4. Importante texto, Mariete!
    Quando a gravidez acontece deve-se apoiar a jovem mãe. Sou a favor do aborto em caso de estupro, quando a gravidez oferece perigo para a mãe e anencefalia do feto

    Obrigada por brincar junto lá no blog.
    Lindo fim de semana
    Beijinhos
    Verena


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Verena

      Grata pela presença e comentário. Estou de acordo com a sua opinião sobre a gravidez. Concordo também com o aborto quando pelas razões que enumera
      Quanto ao brincar no seu blogue não precisa agradecer. É com o maior gosto
      Bom Sábado

      Eliminar
  5. Um tema muito pertinente sem dúvida. É preocupante que a nossa juventude adolescente, principalmente as raparigas, não tenho consciência deste problema. Com tanta informação, tantos meios de contracepção, ainda se deixem engravidar. É deveras lamentável que ainda estas situações aconteçam em 2024.
    Excelente texto para reflexão.
    Beijinhos e bom fim de semana!

    Mário Margatide

    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário

      Quando se AMA com o coração, muitas vezes, a cérebro deixa de "funcionar". Surge a "beleza do Mar" ( Rapaz amado) e a rapariga deixa-se embalar na "onda" da felicidade.

      Depois pensa-.se mas...as coisas só acontecem às outras, entende?

      Bom fim de semana
      Bom fim de semana

      Eliminar
  6. Un tema que hay que abarcar cuanto antes, tanto para niños como niñas, en caso de haber un embarazo los dos son responsables.
    Hay que hablar de la sexualidad y ver los riesgos que hay sino se hace con medidas.
    No solo un embarazo , también enfermedades venéreas que no hay que olvidar.
    Aunque sean jóvenes hoy con todo a su alcance saben que consecuencias tienen.
    De todos modo s tanto padres, y colegios deberían estar más implicados en este orden de cosas y ayudar al menor, nunca juzgar.
    Un tema que daría mucho debate.
    Besos, feliz sábado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hola amiga campirela

      Hermoso comentario, muy asertivo, que piropo. Dice grandes verdades. Pero sabemos que cuando una chica "ama" deja que su cerebro deje de funcionar de la mejor manera. El AMOR quita el razonamiento y muchas veces "traiciona" a quien confía en él.

      Sí. Las escuelas y los padres deberían, o deberían, hablar MUCHO sobre sexualidad y la mejor manera de evitar el embarazo si tienen relaciones sexuales.

      Muchos jóvenes piensan que los problemas del embarazo sólo les pasan a otras personas. Puro error. Puro engaño

      Buen fin de semana

      Eliminar
  7. Excelente e informativo post, Mariete! Muito esclarecedor e necessário. Obrigada pela visita a meu blog, volte sempre e siga_me que eu farei o mesmo. Beijos sabor carinho e um sábado de paz. Donetzka

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga, Donetzka Cercck L. Alvarez

      Grata pelo bonito comentário e elogio ao meu post
      Já estou seguindo o seu bonito e poético blogue
      Bom fim de semana

      Eliminar
  8. Assunto muito interessante. Muitas vezes a liberdade que se dá, ou não, aos filhos, pode trazer alguns dissabores. Uns por liberdade a mais, outros por liberdade a menos. Os pais devem conversar sobre o tema sexo com os filhos? Na minha opinião SIM. Ambos ou mãe com a filha e o pai com o filho. Sabemos que o sexo existe. Deve-se falar sobre ele. Deve-se falar sobre os cuidados a ter. Os jovens só pensam no ato em si. Não penso nas consequências desse ato. No entanto, caso exista gravidez, deve-se apoiar o/a adolescente e não o criticar visto que existe uma vida humana a defender. O diálogo será sempre a melhor solução.
    Bom tema. Parabéns. Feliz fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo

      Muito grata pela visita e tão ilustre poeta. Adorável o seu comentário. AMEI

      Bom fim de semana

      Eliminar
  9. Boa noite de Paz, querida amiga Mariete!
    Infelizmente, muitos pensam que os jovens já sabem tudo e não é verdade. Mesmo os que estudam nos melhores colégios são pelos na gravidez. Os adolescentes grávidos ficam desnorteados quando não têm apoio familiar.
    Muitos pais "sabem tudo" não ensinar nada sobre sexo
    Parece que nascemos da cegonha tamanho o tabu sobre o tema.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia amiga Roselia Bezerra

      Hoje já se fala mais com os filhos sobre a sexualidade do que se falava há 20 ou 30 anos. Nas escolas também já existe disciplina de educação sexual. Infelizmente, esta disciplina não é levada a sério pelas/os alunas/os adolescentes. Para elas e eles é uma aula de risada quando o não devia ser.

      Depois quando acontece uma gravidez culpa-se este ou aquele, isto ou aquilo, MENOS a CULPA dos intervenientes.

      O certo é que uma gravidez tem de ser SEMPRE apoiada, sendo que, como mais ênfase numa adolescente.
      Lembrar a CULPA será sempre o problema e NUNCA a solução.

      Grata pela presença e comentário
      Bom domingo

      Eliminar
  10. Es un tema duro que los padres debe enfrentar hablando. Lo mejor es prevenir pero si ya no se puede no toca mas que apoyar. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Citu

      Grande verdade. As coisas acontecem quando não deviam acontecer. Mas, acontecendo, o APOIO familiar é MUITO importante.

      Bom domingo

      Eliminar
  11. Um assunto que interessa toda família .Hoje é mais comum os pais conversarem com os filhos sobre o sexo , como se dá e como se deve agir . Quando não o fazem as consequências podem ser essas citadas no seu texto., por sinal muito bem elaborado.
    É conversando que se ensina e se aprende. Gostei muito do tema ,Mariete
    Deixo meu abraço e carinho , desejando uma semana feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga, Lis

      Obrigada pelo comentário super assertivo por bel escrito. Tem toda a razão no que escreve. As coisas vão melhorando, em particular nesse aspeto, entre Pais e Filhos

      Grata por ter gostado do tema e pelo elogio que deixa ao dito

      Bom domingo

      Eliminar
  12. Olá.
    Os adolescentes precisam aprender sobre sexo, seja na escola, seja em casa. De preferência em casa, mas sabemos que isso não acontece de forma plena. Ainda hoje muitos pais ainda se sentem incomodados em falar de sexo com os filhos e os filhos aprendem tudo na rua, com amigos mais velhos e muitas vezes, em filmes pornográficos.
    Eu tenho um filho de 14 anos e sou totalmente aberto a ele para qualquer assunto, inclusive sexo. Aos 8 anos me perguntou como os bebês entravam na barriga da mãe...e aí, nada de historinhas, eu contei de uma forma que ele entendesse, como acontecia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo, Eduardo Medeiros

      Elogio a sua abertura para falar com o seu filho. Até porque ele (agora) está numa idade em que o sexo começa a despertar na sua mente.

      Gostei muito do seu sábio comentário
      Bom domingo

      Eliminar
  13. Bom dia Mariete
    Um tema pertinente, porque infelizmente ainda tabu entre pais e filhos.
    A curiosidade pelo sexo nasce naturalmente e os pais têm a obrigação de falar com os filhos esclarecendo-os, assim como nas escolas o assunto devia ser devidamente debatido.
    Quando existe gravidez a jovem deve ser devidamente apoiada pela família e sociedade.
    Beijinhos e bom domingo.
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Ailime

      Concordo totalmente com a sua opinião. Nas escolas até existe a disciplina de Educação Sexual. Só que raparigas e rapazes, em geral, brincam com essa disciplina, não a levando muito a sério. Depois, as coisas acontecem quando não deviam acontecer.

      Beijinhos e um domingo feliz

      Eliminar
  14. É uma tema muito actual... ainda é um pouco tabu a conversa entre os pais e os filhos e é um assunto que deve ser falado, explicado, posto em cima da mesa...
    Mas impõe-se que seja falado, discutido, não só por causa da gravidez, mas também por causa das doenças sexualmente transmitidas.
    Post muito interessante...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga, Marta Vinhais

      Escreve grandes verdades. Para além da gravidez existe esse grave problema das doenças sexualmente transmissíveis. Infelizmente, os jovens adolescentes não pensam nisso. E se pensam dizem que essas doenças só acontecem aos outros. Pensamento totalmente errado. Todos os alertas dos Pais e Professores acerca desse assunto devem ser escutadas e SEMPRE bem vindas

      Bom domingo

      Eliminar
  15. Um tema pertinente.
    Pais e professores deviam abordar este tema sem tabus, para que os jovens possam ficar esclarecidos e mais tarde não hajam surpresas desagradáveis.
    Bom domingo
    Beijinhos Mariete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manu

      Concordo na integra com a sua opinião. Já alguma coisa se fala mas falta falar MUITO ais sobre essa matéria tão importante na vida das pessoas e famílias.

      Beijinhos. e um bom domingo

      Eliminar
  16. Boa tarde e muita paz e saúde. Aproveito para desejar um excelente mês de Dezembro e bom início de semana.
    Um tema difícil e de várias vertentes: médica, religiosa e familiar. Complicado dar uma opinião, sem pensar, na própria pessoa. Acho que a educação sexual é responsabilidade dos pais, do colégio ou professores, dar aulas, já, com a permissão da família, uma palestra e se possível, com a participação dos pais. Conheço um caso de uma adolescente dr 14 anos que engravidou de um adolescente de 13. Cadê os pais de ambos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luiz Gomes

      Grata pela presença e sábio comentário. Essa situação que refere dos miúdos de 13 e 14 anos é de uma preocupação extrema. Acontece mas não devia acontecer. Os jovens adolescentes são muito despreocupados e daí as coisas acontecerem

      Muitas vezes os pais pensam que os filhos/as estão em casa de amigas a estudar e..........a verdade é que não estão. Complicado por vezes conseguir controlar essas situações

      Boa semana

      Eliminar
  17. Um tema bem pertinente e nem sempre de abordagem fácil mas que é importante...isso é!!! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Olhares da Gracinha

      Importante e muito. E sim, admito não ser de uma abordagem fácil

      Boa semana, estimada amiga

      Eliminar
  18. Gostei muito, apesar de não compreender lá muito bem, com tanta informação disponível

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco

      Muitos jovens adolescentes pensam que as coisas só acontecem aos outros. São, regra geral, um pouco irresponsáveis.

      Cumprimentos
      Boa semana

      Eliminar
  19. Olá, Mariete
    Passando por aqui, reiterando o comentário que em cima deixei, e para desejar uma feliz semana, com tudo de bom.
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. O tema do seu blog é realmente oportuno e pertinente. Obrigatório se torna cada vez mais explicar aos adolescentes os prós e os contras de sexualidade demasiado cedo. Um assunto de família.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graça Pires

      Obrigada nobre amiga
      Grande verdade o que diz. Gratidão pelo assertivo comentário
      Boa semana

      Eliminar
  21. O sexo ainda é tabu para muitos pais e filhos, não havendo qualquer diálogo entre eles.
    Excelente crónica, gostei de ler.
    Boa semana querida amiga Mariete.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jaime Portela

      Obrigada pelo lindo e assertivo comentário
      Boa semana

      Eliminar
  22. Infelizmente muitas jovens se encontram assim grávida, conheço muitas, esse é um assunto que os pais devem conversar muito com os filhos, bjs Mariete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lucimar da Silva Moreira

      Os pais deviam e falam muitas vezes. Mas será que os jovens ouvem os Pais, nesse contexto?
      Beijinho

      Eliminar
  23. Acho que o problema é mesmo esse, ser tabu ou fazer-se um bicho de 7 cabeças.

    Não tenho ideia que haja mais ou menos adolescentes grávidas, mas realmente é falando é que as pessoas podem evoluir.

    Bom tópico.

    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia

      Infelizmente ainda existe muito pouco diálogo sobre uma matéria tão importante para os jovens adolescente. Mas... a verdade é que também existem muitos jovens que não ouvem os conselhos dos pais e professores. ELES é que sabem e acreditam que os problemas só acontecem aos outros. Puro engano desses jovens.
      Gratidão. Volte sempre
      Boa semana

      Eliminar

  24. Maria, desenvolveu muito bem o tema preocupante e desestabilizador das famílias.
    Os jovens têm muita pressa em viver todas as experiências e descobertas. Como se não houvesse amanhã.
    O diálogo entre pais e filhos é fundamental. Para
    Beijo. Um Dezembro abençoado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa Dias

      A força do querer conhecer, querer experimentar, querer sentir o que é o sexo, leva muitos jovens a terem menos precaução e depois é que faz doer e chorar os olhos. Muitos rapazes fazem eternas promessas de amor e as raparigas acreditam, quando esses rapazes também querem é sexo. Depois não assumem e, PIOR QUE ISSO, são os próprios pais desses rapazes que os desviam das suas obrigações.

      Beijinho. Boa semana

      Eliminar
  25. Que cierto que al llegar a la adolescencia se debería hablar sin medias tintas sobre este tema tanto en familia como en la escuela. Pero en ocasiones por creencias religiosas o políticas en especial cuando se intenta dar esta información en la escuela se produce un "terremoto". Creo que dar la información en la escuela puede poner por igual el conocimiento del tema independientemente de la información que se pueda dar en casa.
    El afrontar el embarazo por las dos partes es lo que se debiera hacer, pero en ocasiones quien mas reacios a afrontar la responsabilidad son los padres del muchacho mas que el mismo.

    Saludos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomás B

      Aplaudo de todo corazón tu comentario. Asertivo, cierto. Pero… la verdad es que muchos jóvenes tampoco ESCUCHAN a sus padres. Piensan que ellos, los jóvenes, lo saben todo y que no caerán en este problema. A menudo son los primeros en ceder a la tentación. Muy lindo tu comentario
      Gracias

      Eliminar
  26. Acho que você escreveu muito bem sobre este problema. Eu concordo que desde cedo as mães e os pais devem conversar com os filhos, a escola também tem explicar tudo, pois infelizmente hoje em dia é muito comum ver adolescentes grávidas, muitas são quase crianças ainda.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ane

      Muito verdadeiro o seu comentário. Opinião que aplaudo.
      Abraço
      Boa semana

      Eliminar
  27. Uma crónica que aborda um assunto muito importante.
    A abertura das mentalidades nesse aspecto ainda está
    longe de acontecer. Diálogo é o mais importante.
    Beijos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olinda Melo

      Vamos acreditar que com o tempo tudo melhore e as consciências se abram e se alertem para este tema que me parece ser tão importante para pais e filhos

      Beijinho.

      Boa semana

      Eliminar
  28. Excelente abordagem. O amor é essência da vida e o sexo multiplica vidas.
    É preciso tratar disso sem preconceitos,afinal de muitos modos o sexo é possível e suas consequências também.
    Até breve Marinete!

    ResponderEliminar
  29. Eis aí um assunto que precisa mesmo ser debatido e naturalizado, pois ainda é cercado por muitos tabus. Os tabus são a causa das gravidezes indesejadas e inesperadas, especialmente entre os muito jovens.

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marly

      O diálogo entre Pais e filhos/as, professores e alunos/as, é importantíssimo nesta área tão especial e particular para toda a juventude.

      Beijo

      Eliminar
  30. Os adolescentes precisam muito das orientações dos pais, da compreensão e, sobretudo, do diálogo. Tendo isso, o problema da gravidez na adolescência, na maioria das vezes, indesejável, não acontece, é evitada pelo apoio da família que se abre ao diálogo e existe a informação, a conscientização e a prevenção.
    Abraços e feliz dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Lúcia Silva ...

      Concordo totalmente com a sua assertiva opinião. Sem dúvida que é mesmo como escreve.

      Feliz fim de semana

      Eliminar

Qualquer comentário, anónimo ou outro, menos respeitoso, dirigido seja a quem for, neste blogue, será apagado sem prévio aviso. Voltem sempre. Obrigada.