quarta-feira, 26 de abril de 2023

Na idade: A libido enfraquece, o amor aumenta

 


-- Na juventude e mocidade desfrute do amor, da libido e sensualidade, no seu expoente máximo



-- Na idade mais idosa, e menos lasciva, viva o amor, a cumplicidade, a calma social e intelectual

*

-- O amor, a natação, a dança, o sorrir, o correr, a música, viver em liberdade, são algumas das expressões mais elevadas, da forma mais harmoniosa, de à noite adormecer sorrindo, e de manhã acordar cantando.

*

-- No amor, existe paixão, sensualidade, desejo carnal, entrega corporal, coração em chama.

-- Na paixão, existe desejo carnal, atração corporal, num coração apenas quente, sem chama.

*

Qual a opinião das minhas queridas amigas e amigos, sobre estas minhas citações?

*

- Mariete Salema -

57 comentários:

  1. Verdade
    e com alegria a cada dia
    será sempre um bom dia, que deixo.
    Beijinhos e um bom resto de Semana `,~`)

    https://anjodaesquina.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TheBeites

      Muito grata pela presença e simpático comentário
      Abraço

      Eliminar
  2. Obrigada pelas palavras deixadas no meu "Ortografia". Que ter um blogue lhe dê muito prazer e este seja um espaço de liberdade.
    Tudo de bom.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graça Pires

      Quem agradece é a minha humilde pessoa por ter a honra da sua visita e comentário. Tudo de bom para si também
      Um beijo

      Eliminar
  3. Sábias palavras. É bem verdade que amor e paixão são parecidos, porém diferentes na maneira de sentir. Abraço!


    lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luciano Otaciano

      Sem dúvida. Tão iguais, como diferentes
      Grato pela presença e comentário

      Eliminar
  4. Bom dia, Mariete
    Linda postagem, o amor é paciente e bondoso, obrigada pela visita no meu blog, gostei muito, um forte abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lucinalva

      Quem agradece sou eu tão gentil presença e palavras.
      Abraço apertado

      Eliminar
  5. Olá, querida amiga Mariete!
    Um tema muito inteligente você abordou e nos questiona.
    Há ainda muita capa protetora de escrúpulos no ser humano que não nos permite dialogar sobre questões do gênero com naturalidade. Muitos se esquivam de abordar tais assuntos por quererem se manter numa postura de "bons moços e boas moças de família" ...
    Gostei muito das duas posturas sobre o Amor e paixão.
    Identifiquei-me com a do Amor que costumo escrever com letras maiúsculas pois, hoje em dia, se resume à cama e nada mais, não se importam de ferir os corações gravemente, querem tirar proveito da tal "chama" e saem de fininho como se nada tivesse acontecido, deixando o coração enamorado esmagado (acontece com homem e mulher, claro! Tenho filhos homens também).

    "Viva o Amor, a cumplicidade" .

    É lindo viver um Amor onde há entrega total até o fim, sem poupar nada.
    Para mim, o Amor nos alcança e não tem idade, acontece a chama em toda idade, não a "desvairada" (com 'qualquer um/uma' que apareça), mas a salutar de um Amor sadio, sem fingimentos de que se é do que não se é.
    O Amor em si é puro demais, o povo o põe numa dimensão suja, tão suja, que se esquivam de desfrutar o impulso energético com o qual fomos criados com medo de não sermos taxados de despudorados pelo hipócritas.
    Infelizmente, a mulher está numa situação desfavorável em pleno século atual, o homem sai sempre em vantagens.
    Uma vez uma prima me disse algo que me marcou para sempre: "está escrito na sua testa quem você é." Foi um presente para mim que fui educada para "o que os outros irão dizer"?
    "à noite adormecer sorrindo, e de manhã acordar cantando."
    Assim vivi eu até o fim e fui muito feliz assim.
    Eu me emociono ao ler sobre o Amor sempre.
    Ele é muito falado e pouco vivido em toda dimensão e intensidade.
    Viva o Amor e a cumplicidade, amiga!
    Não sei se fui longa (se fui me desculpe, por gentileza), mas o tema me deixa muito à vontade de me expressar e aprender.
    Tenha dias cheios de abençoadas inspirações!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosélia Bezerra

      Nós mulheres somos muito emocionais. Muito mais que os homens. Essa uma realidade indesmentível. A mulher pensa e age com o coração. O homem pensa e age sob o impulso sexual. Essa uma das grandes diferenças entre o homem e a mulher.
      O seu comentário foi dos mais bonitos que já li em qualquer blogue. Sinto-me uma privilegiada pela honra que me deu ao escrever tão sábias e emocionadas palavras aqui nesta minha humilde publicação.
      Não, não foi longo o seu comentário. Foi o explanar através da escrita da palavra AMOR. Obrigada pelo carinho a mim, ao meu blogue dispensado. Que o AMOR viva sempre na sua vida e na vida dos seus ente queridos

      Beijinho de cordial amizade ainda que virtual.

      Eliminar
  6. A Paixão passa rápido. O Amor se for bem compreendido mutuamente - e respeitado- dura até ao fim da vida. Sim, todos os pontes que refere são importante para manter o Amor e a mente ativa, mesmo que não haja sexo...O Sexo ajuda mas não é tudo. É o que penso.
    Obrigada pela sua visita.
    .
    Detalhes da brisa...
    .
    Beijos, e um dia bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cidália Ferreira

      Palavras sábias que escreveu e com as quais concordo sem rodeios ou interrogações. O amor e a paixão são tão iguais, quanto diferentes. A idade com que se vive o AMOR e a PAIXÂO também difere muito. Tudo tem o seu momento certo

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Também já a estou a segui :)

    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. A libido enfraquecer sim, preocupa-me e muito. O Amor não porque sou um felizardo rodeado de amor. Concordo com tudo o que escreveu. Mas a falta de libido, ai jesus... 😒😒😒
    Cumprimentos poéticos
    .

    ResponderEliminar
  9. Quando um grande Amor e uma Paixão intensa se unem, é uma alegria suprema...
    Gostei de te ler, Mariete Salema. Levo o teu 'link'...
    Parabéns pelo teu bebé.
    Abraço
    ~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Majo Dutra, muito obrigada pelo carinho das suas simpáticas palavras. Deixou-me muito feliz. Volte sempre
      Abraço

      Eliminar
  10. Um belo blogue, parabéns. Penso igual ao que pensa, apenas talvez não o soubesse explanar tão bem. Gostei
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga Silvia Pinto pela delicadeza das suas bonitas palavras
      Bem vinda
      Beijinho

      Eliminar
  11. Está de parabéns pela criação deste seu "bebé" como lhe chama. As maiores felicidades com o maior sucesso
    Beijinho na face

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada. Sim é o meu "bebé" que tentarei fazer crescer com saúde e muito amor
      Beijinho

      Eliminar
  12. Brilhante publicação.
    A paixão é geralmente um fogo que rapidamente se extingue. O amor verdadeiro permanece no nosso coração até ao final dos nossos dias.
    Obrigado pela visita, gostei imenso do seu blogue e também já estou seguindo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Rodrigues

      Obrigada pelas palavras gentis que tão bem me soube ler.
      É mesmo assim. A paixão é um vento que passa. O amor é um sol que fica
      Beijinhos

      Eliminar
  13. El amor se vive diferente en cada etapa de la vida, pero no por ello disminuye con años , estoy muy de acuerdo en tus citas.
    Hay algo más intenso que llegar al orgasmo es vivirlo permanentemente de la mano de esa persona que amas .
    Un feliz resto del dia.
    Gracias por tu visita, me quedo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dulce amiga Campirela
      Muchas gracias por su visita y amable comentario. Si es verdad. El amor puede durar toda la vida. La libido también, pero con la edad se debilita/disminuye y se vuelve más lenta o incluso termina.
      La pasión es como un viento que pasa. Llegó y terminó rápidamente. El amor es como la luz del sol y las estrellas que permanece.
      besos y abrazos

      Eliminar
  14. Gosto da paixão e do Amor. Gosto de borboletas na barriga. Gosto de...Diversão
    =)
    Bisus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vanda Nicole

      E quem não gosta? Muito agradecida pela visita e ousado comentário
      Beijinho

      Eliminar
  15. Amor e paixão são diferentes, mas podem complementar- se quando há cumplicidade.
    Gostei muito desta reflexão.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manu
      Concordo na totalidade com as suas sábias palavras
      Obrigada pela presença e comentário

      Eliminar
  16. Muito linda!
    Gostei da tua frase lá no blog! Obrigadão! bjs, chica

    ResponderEliminar
  17. O amor é a paixão andam juntos, obrigada pela visita bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre mas tudo bem. No amor sim. Na paixão nem sempre existe amor
      Obrigada pela visita e comentário

      Eliminar
  18. admiro tus poemas palabras y como has creado un blog tan bello

    ResponderEliminar
  19. Passar do desejo para a cumplicidade é a felicidade suprema.
    Ao alcance de poucos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente. Quem o conseguir fazer torna-se mais feliz
      Felicidades

      Eliminar
  20. La pasión y el deseo no mueren con los años. Me encanto tu poema. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sí, estoy de acuerdo. Pero la libido con los años disminuye naturalmente. El AMOR en el sentido más puro de la palabra no disminuye. Incluso puede volverse más cómplice, más fuerte, más sabroso.
      Gracias por visitar y comentar

      Eliminar
  21. Estar apaixonada é sempre muito bom! a vida ganha outra dimensão _mesmo que saibams que pode ser passageiro _ já o amor é para sempre _ mesmo que estejamos distantes.
    Enfim ... é assim não é Mari?
    Um abraço grande e fica bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLá Lis

      É mesmo assim com refere. Escreve com palavras sábias. É maravilhoso uma pessoa/mulher estar apaixonada.
      Beijinho
      Dia feliz

      Eliminar
  22. Querida, boa noite, pode deletar depois se quiser: não tenho seu e-mail...

    Citei seu blog e você aqui:

    https://amorazul01.blogspot.com/2023/04/combustao-do-amor.html

    Beijinhos fraternos de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi e agradeço de alma e coração
      OBRIGADA, OBRIGADA, OBRIGADA
      Beijinhos doces

      Eliminar
  23. Amor e Paixão! Tão diferentes, mas tão sublimes e indispensáveis para ter uma vida feliz!
    Tão exatas e verdadeiras as tuas palavras! A paixão tem a força e a rebeldia de um cavalo selvagem... o Amor, tem a serenidade e a beleza de um cisne deslizando suavemente sobre as águas! Cada um tem o seu tempo, mas têm os dois o fascínio de um fogo que não se extingue, de uma insaciável sede. Uma doce melodia de gemidos que gritam o amor em êxtase!

    Beijos para ti...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário ardente, sensual, poderoso na sua essência. Obrigada visita e pelas sedutoras palavras. Volte sempre
      Beijinho para si também.

      Eliminar
  24. Que cierto es lo que nos dices cada edad tiene su forma de disfrutar no solo este tema que nos cuentas, también en otros aspectos de la vida.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  25. Obrigado de alma e coração a todas as amigas e amigos que me visitaram e comentaram esta minha publicação. Para sempre agradecida
    Beijinhos
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias de corazón y alma a todos los amigos que me visitaron y comentaron esta publicación mía. por siempre agradecido
      Besos
      Abrazos

      Eliminar
  26. Muito obrigada de alma e coração a todas as amigas e amigos que me visitaram e comentaram esta minha publicação. Para sempre agradecida
    Beijinhos
    Abraços
    */*
    Muchas gracias de corazón y alma a todos los amigos que me visitaron y comentaron esta publicación mía. por siempre agradecido
    Besos
    Abrazos
    */*

    ResponderEliminar
  27. Palavras lindas repletas de paixão, Mariete.
    Gostei imenso.
    Um carinhoso abraço.
    Verena.

    ResponderEliminar

Qualquer comentário, anónimo ou outro, menos respeitoso, dirigido seja a quem for, neste blogue, será apagado sem prévio aviso. Voltem sempre. Obrigada.