terça-feira, 6 de junho de 2023

Dicas para uma melhor performance sexual na 3ª idade.

 Continuação (relacionado com) do texto anterior que pode ler, clicando ...  AQUI.


Diz-se na gíria que o homem pensa mais em sexo que a mulher. É um assunto muito discutível, pois sabe-se que a mulher na questão sexual é mais reservada que o homem e daí se pensar que pensa menos em sexo. Se calhar as médias andarão entre 55% para o homem, 45% para a mulher. Não existe grande diferença. 

Não confundir "reservada" com timidez no ato sexual. A mulher tem o mesmo direito de ser atrevida, ousada, participativa, tomar a iniciativa, falar abertamente com o marido/companheiro dizendo-lhe - sorrindo - o que lhe apetece no momento. A grande maioria dos homens gostam de uma mulher/companheira assim.. ( um pouco safadinha na cama)

Durante a adolescência, o sexo é a (nova) experiência, a curiosidade, a vontade de experimentar, saber como é. Na fase mais adulta o sexo é aquilo a que se apelida de: O normal. 

A partir dos 60 anos, as coisas relacionados com o sexo mudam um pouco. A idade não é taxativa/exata. É 60 mais ou menos.

O que muda chegados à terceira idade.

Na fase adulta quando uma pessoa, em particular o homem, passa dos 55/60 anos de idade, o seu corpo modifica. Nesse, acontece a chamada “andropausa”, também apelidada de “menopausa masculina”. Perante esse facto, acontece no homem a diminuição nos níveis de testosterona, o que pode afetar a vida sexual, embora também possa trazer outros problemas físicos.

Sendo a testosterona, o principal harmónio sexual masculino, a sua menor produção, afeta de forma considerável a vida sexual do homem. Nesse contexto, o homem sente alguma diminuição da libido (desejo sexual), uma ejaculação mais tardia e/ou até inexistente, falta de (ou menos) ereção. Esta, a ereção, pode em algumas ocasiões acontecer, conhecendo-se da gíria: Tesão a "meio-pau", ou seja, o pénis fica mais flácido/mole, menos ereto, menos “virtuoso”.

Sabe-se que na 3ª idade se tomam muito medicamentos, entre esses, os antidepressivos. Ora, estes medicamentos podem afetar a performance sexual. 

E porquê?: Porque atuam diretamente sobre a irrigação sanguínea, indo dificultar a vasodilatação necessária para obter uma ereção total e/ou parcial.

Claro que problemas de stress/estressante, discussões/arrufos familiares, entre outros fatores que “mexam” com a saúde mental e emocional, podem, e são, de facto prejudiciais para a vida sexual ativa.

Como se pode, e deve, manter ativo o sexo na 3ª idade?

A energia de um homem de 30 anos é muito superior à de uma homem de 60 anos ou mais. Com 30 anos toda a hora é própria para ter sexo. Com 60 anos ou mais já é um pouco diferente. Por isso, tem de, quando a predisposição mental que se vai ter sexo acontece, é manter longe do corpo os nervos, pensando que não vai ser capaz, mas sim, pensar: Claro que vou ser capaz, aqui o meu “irmão” gémeo não me vai deixar ficar mal. Ou seja: Pensamento altamente positivo. A boa disposição, como conforto emocional, é essencial na efetivação do ato sexual. ( Desculpem a linguagem mais "brejeira/popular" )

Faça dos preliminares a sua fonte transmissora de energia

Não tenha pressa de terminar com os preliminares, compostos por: Beijinhos na face, no pescoço, nos lábios, carícias manuais, cócegas em sítios mais sensíveis, palavras bonitas, de amor e incentivo, tais como: Mulher:- "Estás tão bonito", "hoje estás tão querido, tão meigo, tão fogoso".

Ou homem para a mulher; "estás tão linda, tão minguinha, tão querida, maravilhosa, tão fogosa". seguidos de toques de pele. 

Sem preliminares, esqueça o sexo, pois esse, não vai ser prazeroso para os dois.

Seja em que idade for, e em particular na 3ª idade não se deve ter vergonha do corpo. Sim, deve-se ir nu para a cama, ou, no caso da mulher, com uma camisinha de dormir a deixar aparecer um pouco das suas partes mais pessoais e intimas. Deve fazer gestos, parecendo normais e "inocentes", a fim de estimular o olhar e a libido do homem. O mesmo se aconselha em relação ao homem para com a mulher.

O homem deve estimular o pénis, seja sozinho, seja com a participação da/o parceira/o, acompanhado de palavras meigas, gerando-se um ambiente confortável e propício para o amor/sexo

Deve também estimular a vagina da mulher passando levemente os dedos, ou outra parte mais "quente e suave" do corpo. Pode até usar um creme deslizante e fresco que ajude a não magoar as partes intimas. 

Tocar com os dedos, quiçá com a língua nos mamilos da mulher é um fator que, regra geral, gera um conforto emocional na mulher indescritível, muito relaxante, e prazeroso. A audácia, e iniciativa, dos gestos leva a estímulos sexuais maravilhosos.

A luz não deve estar forte, com a luminosidade normal, nem desligada, ou seja: o quarto as escuras. Nada disso. Deve-se ter uma luz, chamada de média luz, a fim de ser gerado um clima romântico, saudável, harmonioso, propício para o ato sexual. 

A lâmpada do quarto deve ser daquelas que mudam de cor aquando se aumenta ou diminui a sua potência/volume. Mais forte, mais clara a luz. Menos forte, mais "alaranjada a luz. Tv do quarto desligada.

*

CONTINUA dia 07JUN2023 »»»»»»»»»»» Não deixe de ler »»»»»»»»»»»»

O novo texto de continuação inicia com: VALORIZE O AFETO - PROCURE RELAXAR

Não deixe de comentar deixando caso o entenda, qualquer sugestão.

*
*
** Escrito por Mariete Salema:
*/*

13 comentários:

  1. Mais um texto bem completo

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo tudo o que disseste porque há que acabar de vez com este tabú. Gostei muito e está muito claro, parabéns!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  3. Texto bem escrito e sem dúvida, muito sábio. E sei do que falo, 😁😁😁
    .
    Cumprimentos cordiais e poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Muito bom. O afeto é fundamental e ter jeito para lidar com jeito o sexo e a vida, ajuda a superar qualquer dificuldade.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderEliminar
  5. Un bello texto muy desarrollado y muy bien explicado, amiga Mariete.
    Un gran abrazo, amiga y feliz resto de semana.

    ResponderEliminar
  6. Faz tudo parte da cumplicidade com que se gere a vida e o sexo....
    Interessante como sempre...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  7. Bom dia, Mariete
    Texto interessante, o afeto é indispensável, um forte abraço.

    ResponderEliminar
  8. Teresa Palmira Hoffbauer6 de junho de 2023 às 16:05

    Quando o sexo envolve intensamente todos os sentidos, pode ser como uma experiência mística — não interessa em que idade‼️

    ResponderEliminar
  9. Sobre lo primero que nos dices que por lo general somos los hombres los que mas alardeamos sobre las veces que tenemos sexo. Ahí un dicho sobre eso "es para hecho y no dicho".
    Sobre el articulo decir que es de diez la forma en que tratas el tema.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  10. Mais um texto reflexivo e com boas dicas. É preciso mesmo compreensão e aceitação nessa nova fase. "A chama não se apaga" quando há clareza no coração e mente a respeito. São outros sabores e adaptações, mas a vida a dois segue com outras sensações e criatividades.
    Abç
    Anete

    ResponderEliminar
  11. Uma boa continuação nesta quebra de tabu Mariete.
    As informações são interessantes e molda comportamentos na relação, que deve sempre buscar uma sintonia de quereres.
    Abraços

    ResponderEliminar
  12. Gracias por los consejos. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  13. Muito bom. Grande parte das Mulheres (mas Homens também) tomam antidepressivos no qual lhes rouba toda a "vontade" sexual. É preciso muita compreensão de ambas as partes para que algo funcione sem danificar a vida a dois... Os Homens não se assumem tanto, por vergonha.

    Beijos

    ResponderEliminar

Qualquer comentário, anónimo ou outro, menos respeitoso, dirigido seja a quem for, neste blogue, será apagado sem prévio aviso. Voltem sempre. Obrigada.