Neste meu blogue é minha intenção, sem ferir suscetibilidades, conversar convosco sobre variados temas que tenham a ver com o género humano, seja masculino/feminino, sem ser apenas através da poesia.
Não entrarei pela via do vernáculo explicito de forma a ferir a sensibilidade seja de quem for. Hoje falo convosco sobre o sexo na 3ª idade. Espero que gostem de ler.
O sexo na terceira idade sempre foi tabu. Infelizmente sempre foi tema pouco falado pois ser idoso é ser-se acabado para a vida sexual. Claro que cada caso é um caso. Nada nem ninguém é igual nos seus comportamentos, força física e anímica, no que concerne à predisposição sexual.
Lembro-me de certa vez, na minha infantil idade dos 11/12 anos perguntar a uma das minhas avós: Avó o que é o sexo?
Respondeu a minha avó, mulher aberta, saudável de mente: Querida neta, o sexo é um ato que se começa a cantar como o rouxinol e acaba-se cansada como a perdiz após o seu voo.
Claro que não percebi nada. Mas a minha avó ria com gosto perante a minha carinha de ingenuidade.
Voltando ao assunto: A terceira idade NUNCA pode ser vista como o fim da vida sexual. O sexo, talvez um pouco menos fogoso, mas muito mais sábio, do que o sexo na juventude.
A experiência pode tornar o sexo mais lento, mais prazeroso, mais terno, mais duradouro.
O sexo , principalmente na terceira idade, requer muito diálogo, carinho, atrevimento, sapiência no pronunciar das palavras. A mulher tem mais facilidade em fazer sexo, que o homem na idade mais idosa. A mulher não precisa de ereção.
Nesse capítulo, da ereção do homem, a mulher tem um papel fundamental. Sabe-se como o psicológico trabalha nas questões sexuais. A mulher, caso o ato corra menos bem, jamais deve criticar a performance do homem, no género: “Estás mesmo velho”; Já nem “tesão” tens; Tens é que comprar Viagra, beber chá de urtigas, etc, etc etc, entre outros frases negativas na intenção de “rebaixar” a performance sexual masculina.
A mulher deve ser compreensiva, e dizer: "Calma amor". "Essas coisas acontecem". "Daqui a pouco já consegues". "Deixa que amanhã vais ver que estás forte e altamente ativo que eu nem te consigo “aguentar”. Estas frases, entre outras devem ser ditas, com carinho, sem desdém, com beijinhos, afagas de mão.
Sexo não é só introdução, embora essa parte seja muito importante. Na juventude o sexo é visto e sentido como introdução vaginal, anal ou oral. Na terceira idade, o sexo, sendo igual, muda na sua génese mais “terapêutica” digamos assim.
Para o idoso, o toque, a palavra, o arfar carinhoso, pode levar a uma satisfação sexual muito boa, mesmo com pouco a nenhuma penetração. Importante? Sim. Obrigatório? Não
Iniciada a vida sexual, essa, não tem idade de terminar?
Não existe esse tabu da validade sexual. As relações sexuais, podem durar até aos últimos dias de vida. Claro que falo em pessoas saudáveis em que a doença não interfira de forma negativa na ação sexual.
O desejo sexual no idoso é igual ao do jovem. Apenas difere na força da libido. No jovem a libido (desejo sexual) é mais forte que no idoso. Normal.
Mas o idoso também tem desejos sexuais. Pode demorar um pouco mais a “aquecer” como se diz na gíria popular, mas esse, (o desejo sexual), embora um pouco mais “cansado” está bem presente.
A abstinência sexual pode ser prejudicial para a saúde, mas isso fica para outra publicação.
Os benefícios do sexo são variáveis mas todos muitos bons: Aumenta a autoestima, o sentido de humor, a boa disposição para si e para com os outros com quem converse, ou seja: melhora e muito a qualidade de vida.
O envelhecimento traz diversas e complicadas alterações hormonais para o corpo?.
Sim. É uma verdade indesmentível. Numa próxima publicação - terça feira, dia 06JUN2023 - falarei/escrevo sobre algumas dicas que ajudam a melhorar a performance sexual e a mantê-lo ativo na 3ª idade.
Espero que gostem de ler. Caso o desejem, deixem a vossa opinião sobre a matéria de facto inserta no texto.
*********Dicas para uma melhor performance sexual na 3ª idade ********
* **************** CONTINUA NO DIA 06Jun2023 ***************
*
** Escrito por: Mariete Salema **
*/*
debate muito importante, ninguém é obrigado a nada, mas é importante as pessoas verem que sim, há sexo sempre, desde q os dois queiram. às vezes mudam a forma, mas continuam. acho q o mais difícil deve ser qd um casal se descompasso no assunto e isso em qq idade. um quer e o outro não. deve ser triste. beijos, pedrita
ResponderEliminarÉs SEXÓLOGA⁉️
ResponderEliminarInteressante o teu artigo sobre o sexo na 3ª idade.
Adorei a resposta da tua avó.
Muy buena entrada, la autoestima de ambos en la vejez es fundamentalmente,, no hay nada más tierno que ver dos personas de avanzada edad cogidos de la mano.
ResponderEliminarEs cierto que el sexo con la edad va cambiando, pero no deja de ser un deseo tranquilo y placentero, ello va se satisfactorio depende como lo acepten los dos, sin prisas y con mucho cariño.
Estoy de acuerdo que la penetración no es la guinda del pastel, está puede ser sustituida por palabras y caricias que te pueden llevar al paraíso de tu segunda juventud,
No olvidemos nunca nuestra mente es prodigiosa y la imaginación hace milagros.
Un fuerte abrazo.
Boa tarde, Mariete!
ResponderEliminarNão é a primeira vez que aborda este assunto em blogs e é sempre importante para esclarecimento, embora todos tenhamos já "formação" e informação no assunto, penso eu.
O sexo é diferente em todas as idades, tal como a pele. Aos 20 anos a nossa pele tem imensa elasticidade e colagénio, mas ao longo dos anos, vai-se perdendo e adquirindo outras características que a tornam igualmente bela.
Cada casal tem a sua forma de se relacionar intimamente, mas a cumplicidade entre eles é fundamental. A mulher tem um papel importantíssimo na vida sexual, porque pensa com o coração, enquanto o homem, em todas as idades, pensa, racionalmente.
Gostei da resposta da sua avó. É a sabedoria da idade respondendo.
Feliz domingo e saúde, em todos os campos.
Amiga Céu
EliminarGostei muito do seu comentário. Mostra arte e sapiência nas palavras. É mesmo como diz. Cada idade, em tudo na vida, e no aspeto físico não é diferente, tem a sua natural beleza.
A minha avó é mesmo uma sábia em tudo na vida
Uma semana se Paz e Amor
Tema muito interessante que gostei de ler. Não é que não soubesse mas é sempre bom ler algo sobre o sexo na 3ª idade. É que eu já ando por lá, 😁😁😁 Mas ainda não me queixo, 😁😁😁
ResponderEliminarBom texto sem dúvida alguma.
Um domingo feliz.
Belo texto Mariete! Gostei muito de saber a sua visão! E sim, é necessário falar sobre tudo sem tabus... Gratidão! 🙌🙏
ResponderEliminarSexo com amor nunca acaba .
ResponderEliminarSaber lidar com as modificações da idade é fundamental, a vida como o sexo, só terminam quando desistimos de vivê-los.
ResponderEliminarUm abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.
Lo has tratado bajo mi punto de vista de una manera que se puede entender a la perfección por la forma que lo explicas.
ResponderEliminarSaludos.
A 3ªidade de hoje são os 60's, Depois já existe a 4ª idade.
ResponderEliminarExistem muitos fatores positivos e negativos para que se mantenha (ou não) uma vida sexual ativa. Claramente que existe mais sabedoria aos 50/ 60, do que aos 30... Mas sim, um dos fatores fundamentais é a cumplicidade que ambos têm. A compreensão. O carinho...etc...
Uma publicação maravilhosa.
É um tema bastante interessante, gostei muito de ler. Eu ri com a resposta da sua avó.
ResponderEliminarBoa semana
Sexo não tem idade... nem género... nem número 😉... Bj
ResponderEliminarEl sexo se debe disfrutar a cualquier edad. Te mando un beso.
ResponderEliminarBela Semana com alegria
ResponderEliminare sorriso bonito Mariete. Bom dia
que a escrita é boa e em dia. Beijinhos *,~`)
Um texto muito interessante.
ResponderEliminarAdorei a resposta da tua avó.
Beijinhos
Explicaste muito bem um tema que ainda é tabu, mas para mim claro que existe sexo na 3ª.idade e subscrevo tudo o que escreveste e direi mais:
ResponderEliminar- Uma realidade pura e dura que por vezes assisto por parte dos filhos quando po~em os familiares em lares e estes não têm quartos para um casal. Os lares são caros daí os hospitais terem tantos idosos cujos familiares não os vão buscar devido à precariedade.
Quanto a isto li um livro que recomendo: "O Diário da Nossa Paixão de Nicholas Sparks".
Termino dizendo que são temas que têm de deixar de ser tabu por respeito as velhos (detesto a palavra idoso).
Obrigada por este momento de leitura!
Beijos e um bom dia
Amiga Fatyly
EliminarSerá que chamar velho a uma pessoa não é menos feliz que chamar idoso?
É apenas uma pergunta.
Bjs e uma semana feliz
Para mim e para os meus não é, porque sendo eu nascida e criada em Angola, sempre ouvi a palavra "velho ou "cota" que toca muito mais o carinho que por lá tratam os seus "velhos". Cá em Portugal é que dizem idoso ou sénior. Chamem-me velha pf. e jamais idosa:)))
EliminarBeijos e um bom dia
A resposta da avó foi a melhor :)
ResponderEliminarCláudia - eutambemtenhoumblog
Gostei de ler, o texto é interessante.
ResponderEliminarE a sua avó era (ou ainda é) uma sábia...
Boa semana.
Um beijo.
Muito interessante texto, amiga Mariete.
ResponderEliminarNão tenho dúvida absolutamente nenhuma, que o sexo na chamada terceira idade é perfeitamente normal. Desde que, as pessoas se sintam capazes para esse relacionamento. Tal como o amor, o sexo não tem idade.
Gostei muito de ler.
Deixo os meus votos de uma excelente semana!
Beijos e abraços.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Gostei do texto. Tudo é diferente quando se entra na chamada terceira idade. É muito importante saber lidar com isso. Mas o mais importante de tudo é o amor. O resto resolve-se bem...
ResponderEliminarUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Plenamente de acordo com tudo o que escreveste.
ResponderEliminarBeijinhos Mariete
Concordo plenamente com o texto e fico à espera da continuação.
ResponderEliminarUm abraço e boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Muitos acham que quando chega a terceira idade já não podem mais, mais não pode ser assim, o importante é o amor entre o casal, um bom texto, bjs.
ResponderEliminarTexto interessante... A vida não para, o sexo é para ser vivido em qualquer idade....
ResponderEliminarBeijos e abraços
Marta
Passo para desejar uma boa semana, gostei mas não sei o que comentar sorry
ResponderEliminarBom dia
ResponderEliminarGostei do texto pois o tema é muito importante e vou com certeza continuar a acompanhar.
Cumprimentos.
JR
Muy interesante tu entrada con la que estoy de acuerdo. Besos.
ResponderEliminarBeautiful blog
ResponderEliminarPlease read my post
ResponderEliminarInteressante tema, Mariete; e muito bom o texto! Pessoalmente, acredito que o sexo, na terceira idade, é como o caminhar: os passos se tornam mais lentos, mas aprendemos a direcioná-los bem melhor! ;) Meu abraço, amiga; boa semana.
ResponderEliminarMuito bom quebrar tabu sobre conversas de sexo seja em qualquer idade, inclusive para derrubar pensamentos estereotipados. Parabéns Mariete.
ResponderEliminarAbraços e feliz semana.
achei o texto muito interessante, se bem que muitas vezes seja um assunto, que não se discute muito, por várias razões.
ResponderEliminargostei da frase da sua avó.
tem sabedoria.
boa semana.
:)
Gostei de ler! Sexo pode ser vivido em todas as idades!
ResponderEliminar♥♥♥ Beijos!
Boa tarde de terça-feira -feira e obrigado pela visita.
ResponderEliminarTema que não deveria ser tabu e foi bem explicado, minha querida amiga.
Luiz Gomes
Anete disse...
ResponderEliminarInteressante e muito bom o seu texto. O sexo deve ser cativado com todo amor e respeito em todas as fases. É uma bênção e faz parte dos planos perfeitos do Criador.
O meu abraço...
É importante falar abertamente sobre vida sexual e sua necessidade na vida das pessoas de qualquer idade. Essa energia vital que move o ser no mundo,criando vidas.
ResponderEliminar