segunda-feira, 5 de junho de 2023

Sexo na 3ª idade. Tem de ser nulo?

 Neste meu blogue é minha intenção, sem ferir suscetibilidades,  conversar convosco sobre variados temas que tenham a ver com o género humano, seja masculino/feminino, sem ser apenas através da poesia. 

Não entrarei pela via do vernáculo explicito de forma a ferir a sensibilidade seja de quem for.  Hoje falo convosco sobre o sexo na 3ª idade. Espero que gostem de ler. 


O sexo na terceira idade sempre foi tabu. Infelizmente sempre foi tema pouco falado pois ser idoso é ser-se acabado para a vida sexual. Claro que cada caso é um caso. Nada nem ninguém é igual nos seus comportamentos, força física e anímica, no que concerne à predisposição sexual.

Lembro-me de certa vez, na minha infantil idade dos 11/12 anos perguntar a uma das minhas avós: Avó o que é o sexo? 

Respondeu a minha avó, mulher aberta, saudável de mente: Querida neta, o sexo é um ato que se começa a cantar como o rouxinol e acaba-se cansada como a perdiz após o seu voo.

Claro que não percebi nada. Mas a minha avó ria com gosto perante a minha carinha de ingenuidade.

Voltando ao assunto: A terceira idade NUNCA pode ser vista como o fim da vida sexual. O sexo, talvez um pouco menos fogoso, mas muito mais sábio, do que o sexo na juventude.

A experiência pode tornar o sexo mais lento, mais prazeroso, mais terno, mais duradouro.

O sexo , principalmente na terceira idade, requer muito diálogo, carinho, atrevimento, sapiência no pronunciar das palavras. A mulher tem mais facilidade em fazer sexo, que o homem na idade mais idosa. A mulher não precisa de ereção.

Nesse capítulo, da ereção do homem, a mulher tem um papel fundamental. Sabe-se como o psicológico trabalha nas questões sexuais. A mulher, caso o ato corra menos bem, jamais deve criticar a performance do homem, no género: “Estás mesmo velho”; Já nem “tesão” tens; Tens é que comprar Viagra, beber chá de urtigas, etc, etc etc, entre outros frases negativas na intenção de “rebaixar” a performance sexual masculina. 

A mulher deve ser compreensiva, e dizer: "Calma amor". "Essas coisas acontecem". "Daqui a pouco já consegues". "Deixa que amanhã vais ver que estás forte e altamente ativo que eu nem te consigo “aguentar”. Estas frases, entre outras devem ser ditas, com carinho, sem desdém, com beijinhos, afagas de mão.

Sexo não é só introdução, embora essa parte seja muito importante. Na juventude o sexo é visto e sentido como introdução vaginal, anal ou oral. Na terceira idade, o sexo, sendo igual, muda na sua génese mais “terapêutica” digamos assim.

Para o idoso, o toque, a palavra, o arfar carinhoso, pode levar a uma satisfação sexual muito boa, mesmo com pouco a nenhuma penetração. Importante? Sim. Obrigatório? Não

Iniciada a vida sexual, essa, não tem idade de terminar?

Não existe esse tabu da validade sexual. As relações sexuais, podem durar até aos últimos dias de vida. Claro que falo em pessoas saudáveis em que a doença não interfira de forma negativa na ação sexual. 

O desejo sexual no idoso é igual ao do jovem. Apenas difere na força da libido. No jovem a libido (desejo sexual) é mais forte que no idoso. Normal. 

Mas o idoso também tem desejos sexuais. Pode demorar um pouco mais a “aquecer” como se diz na gíria popular, mas esse, (o desejo sexual), embora um pouco mais “cansado” está bem presente.

A abstinência sexual pode ser prejudicial para a saúde, mas isso fica para outra publicação.

Os benefícios do sexo são variáveis mas todos muitos bons: Aumenta a autoestima, o sentido de humor, a boa disposição para si e para com os outros com quem converse, ou seja: melhora e muito a qualidade de vida.

O envelhecimento traz diversas e complicadas alterações hormonais para o corpo?.

Sim. É uma verdade indesmentível. Numa próxima publicação - terça feira, dia 06JUN2023 - falarei/escrevo sobre algumas dicas que ajudam a melhorar a performance sexual e a mantê-lo ativo na 3ª idade.

Espero que gostem de ler. Caso o desejem, deixem a vossa opinião sobre a matéria de facto inserta no texto. 

*********Dicas para uma melhor performance sexual na 3ª idade ********

* **************** CONTINUA NO DIA 06Jun2023 *************** 


*
*

** Escrito por: Mariete Salema **
*/*

39 comentários:

  1. debate muito importante, ninguém é obrigado a nada, mas é importante as pessoas verem que sim, há sexo sempre, desde q os dois queiram. às vezes mudam a forma, mas continuam. acho q o mais difícil deve ser qd um casal se descompasso no assunto e isso em qq idade. um quer e o outro não. deve ser triste. beijos, pedrita

    ResponderEliminar
  2. Teresa Palmira Hoffbauer4 de junho de 2023 às 13:48

    És SEXÓLOGA⁉️
    Interessante o teu artigo sobre o sexo na 3ª idade.
    Adorei a resposta da tua avó.

    ResponderEliminar
  3. Muy buena entrada, la autoestima de ambos en la vejez es fundamentalmente,, no hay nada más tierno que ver dos personas de avanzada edad cogidos de la mano.
    Es cierto que el sexo con la edad va cambiando, pero no deja de ser un deseo tranquilo y placentero, ello va se satisfactorio depende como lo acepten los dos, sin prisas y con mucho cariño.
    Estoy de acuerdo que la penetración no es la guinda del pastel, está puede ser sustituida por palabras y caricias que te pueden llevar al paraíso de tu segunda juventud,
    No olvidemos nunca nuestra mente es prodigiosa y la imaginación hace milagros.
    Un fuerte abrazo.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, Mariete!
    Não é a primeira vez que aborda este assunto em blogs e é sempre importante para esclarecimento, embora todos tenhamos já "formação" e informação no assunto, penso eu.
    O sexo é diferente em todas as idades, tal como a pele. Aos 20 anos a nossa pele tem imensa elasticidade e colagénio, mas ao longo dos anos, vai-se perdendo e adquirindo outras características que a tornam igualmente bela.
    Cada casal tem a sua forma de se relacionar intimamente, mas a cumplicidade entre eles é fundamental. A mulher tem um papel importantíssimo na vida sexual, porque pensa com o coração, enquanto o homem, em todas as idades, pensa, racionalmente.
    Gostei da resposta da sua avó. É a sabedoria da idade respondendo.
    Feliz domingo e saúde, em todos os campos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Céu

      Gostei muito do seu comentário. Mostra arte e sapiência nas palavras. É mesmo como diz. Cada idade, em tudo na vida, e no aspeto físico não é diferente, tem a sua natural beleza.
      A minha avó é mesmo uma sábia em tudo na vida
      Uma semana se Paz e Amor

      Eliminar
  5. Tema muito interessante que gostei de ler. Não é que não soubesse mas é sempre bom ler algo sobre o sexo na 3ª idade. É que eu já ando por lá, 😁😁😁 Mas ainda não me queixo, 😁😁😁
    Bom texto sem dúvida alguma.
    Um domingo feliz.

    ResponderEliminar
  6. Belo texto Mariete! Gostei muito de saber a sua visão! E sim, é necessário falar sobre tudo sem tabus... Gratidão! 🙌🙏

    ResponderEliminar
  7. Saber lidar com as modificações da idade é fundamental, a vida como o sexo, só terminam quando desistimos de vivê-los.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderEliminar
  8. Lo has tratado bajo mi punto de vista de una manera que se puede entender a la perfección por la forma que lo explicas.

    Saludos.

    ResponderEliminar
  9. A 3ªidade de hoje são os 60's, Depois já existe a 4ª idade.
    Existem muitos fatores positivos e negativos para que se mantenha (ou não) uma vida sexual ativa. Claramente que existe mais sabedoria aos 50/ 60, do que aos 30... Mas sim, um dos fatores fundamentais é a cumplicidade que ambos têm. A compreensão. O carinho...etc...

    Uma publicação maravilhosa.

    ResponderEliminar
  10. É um tema bastante interessante, gostei muito de ler. Eu ri com a resposta da sua avó.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  11. Sexo não tem idade... nem género... nem número 😉... Bj

    ResponderEliminar
  12. El sexo se debe disfrutar a cualquier edad. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  13. Bela Semana com alegria
    e sorriso bonito Mariete. Bom dia
    que a escrita é boa e em dia. Beijinhos *,~`)

    ResponderEliminar
  14. Um texto muito interessante.
    Adorei a resposta da tua avó.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Explicaste muito bem um tema que ainda é tabu, mas para mim claro que existe sexo na 3ª.idade e subscrevo tudo o que escreveste e direi mais:
    - Uma realidade pura e dura que por vezes assisto por parte dos filhos quando po~em os familiares em lares e estes não têm quartos para um casal. Os lares são caros daí os hospitais terem tantos idosos cujos familiares não os vão buscar devido à precariedade.
    Quanto a isto li um livro que recomendo: "O Diário da Nossa Paixão de Nicholas Sparks".
    Termino dizendo que são temas que têm de deixar de ser tabu por respeito as velhos (detesto a palavra idoso).
    Obrigada por este momento de leitura!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Fatyly

      Será que chamar velho a uma pessoa não é menos feliz que chamar idoso?
      É apenas uma pergunta.
      Bjs e uma semana feliz

      Eliminar
    2. Para mim e para os meus não é, porque sendo eu nascida e criada em Angola, sempre ouvi a palavra "velho ou "cota" que toca muito mais o carinho que por lá tratam os seus "velhos". Cá em Portugal é que dizem idoso ou sénior. Chamem-me velha pf. e jamais idosa:)))
      Beijos e um bom dia

      Eliminar
  16. A resposta da avó foi a melhor :)

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderEliminar
  17. Gostei de ler, o texto é interessante.
    E a sua avó era (ou ainda é) uma sábia...
    Boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  18. Muito interessante texto, amiga Mariete.
    Não tenho dúvida absolutamente nenhuma, que o sexo na chamada terceira idade é perfeitamente normal. Desde que, as pessoas se sintam capazes para esse relacionamento. Tal como o amor, o sexo não tem idade.
    Gostei muito de ler.
    Deixo os meus votos de uma excelente semana!
    Beijos e abraços.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Gostei do texto. Tudo é diferente quando se entra na chamada terceira idade. É muito importante saber lidar com isso. Mas o mais importante de tudo é o amor. O resto resolve-se bem...
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  20. Plenamente de acordo com tudo o que escreveste.
    Beijinhos Mariete

    ResponderEliminar
  21. Muitos acham que quando chega a terceira idade já não podem mais, mais não pode ser assim, o importante é o amor entre o casal, um bom texto, bjs.

    ResponderEliminar
  22. Texto interessante... A vida não para, o sexo é para ser vivido em qualquer idade....
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  23. Passo para desejar uma boa semana, gostei mas não sei o que comentar sorry

    ResponderEliminar
  24. Bom dia
    Gostei do texto pois o tema é muito importante e vou com certeza continuar a acompanhar.
    Cumprimentos.

    JR

    ResponderEliminar
  25. Muy interesante tu entrada con la que estoy de acuerdo. Besos.

    ResponderEliminar
  26. Interessante tema, Mariete; e muito bom o texto! Pessoalmente, acredito que o sexo, na terceira idade, é como o caminhar: os passos se tornam mais lentos, mas aprendemos a direcioná-los bem melhor! ;) Meu abraço, amiga; boa semana.

    ResponderEliminar
  27. Muito bom quebrar tabu sobre conversas de sexo seja em qualquer idade, inclusive para derrubar pensamentos estereotipados. Parabéns Mariete.
    Abraços e feliz semana.

    ResponderEliminar
  28. achei o texto muito interessante, se bem que muitas vezes seja um assunto, que não se discute muito, por várias razões.
    gostei da frase da sua avó.
    tem sabedoria.
    boa semana.
    :)

    ResponderEliminar
  29. Gostei de ler! Sexo pode ser vivido em todas as idades!
    ♥♥♥ Beijos!

    ResponderEliminar
  30. Boa tarde de terça-feira -feira e obrigado pela visita.
    Tema que não deveria ser tabu e foi bem explicado, minha querida amiga.
    Luiz Gomes

    ResponderEliminar
  31. Anete disse...
    Interessante e muito bom o seu texto. O sexo deve ser cativado com todo amor e respeito em todas as fases. É uma bênção e faz parte dos planos perfeitos do Criador.
    O meu abraço...

    ResponderEliminar
  32. É importante falar abertamente sobre vida sexual e sua necessidade na vida das pessoas de qualquer idade. Essa energia vital que move o ser no mundo,criando vidas.

    ResponderEliminar

Qualquer comentário, anónimo ou outro, menos respeitoso, dirigido seja a quem for, neste blogue, será apagado sem prévio aviso. Voltem sempre. Obrigada.