Hoje, vou esquecer um pouco a poesia e falar
convosco sobre um tema que é comum a toda a sociedade.
..................... GRAVIDEZ DA JOVEM ADOLESCENTE…...................
Infelizmente, muitos Pais e muitos filhas/os ainda se inibem de falar sobre SEXO uns com os outros.
Não devia ser assim. Para as meninas, falar com a Mãe sobre sexo devia ser um ato normal e natural. Para os meninos essa função devia ser mais ativa por parte do Pai. Não quero com isto dizer que todos não possam falar com todos sobre o assunto. Claro que sim, podem.
Os jovens, como sabemos, têm um grande poder de curiosidade. O sexo faz parte dessa curiosidade.
Jovens de ambos os sexos pensam nisso. Existe igualdade de pensamento, embora não exista igualdade no comportamento. A rapariga quando AMA deixa o coração "falar" mais alto e entrega-se de corpo e alma ao ato com o rapaz. Este, o rapaz, quando AMA, reage QUASE da mesma forma. E quase porquê? Porque o rapaz pensa mais com o cérebro do que com o coração quando se fala em ato sexual. É dos genes. Não há nada a fazer. Existem exceções? Claro que sim. Mas muito, mesmo muito, raras.
Regra geral, o sexo entre jovens adolescentes não é pensado com antecedência (claro que existem exceções). Estão sozinhos, começam a brincar, beijinhos mais profundos, mais atrevidos, e o sexo acontece. A grande maioria das vezes sem usar qualquer contraceptivo.
O jovem adolescente faz, não pensa em fazer. Ao fazer não pensa nas consequências que do ato possam advir, especialmente com o surgimento de uma gravidez.
Por vezes e não são assim tão raras, a gravidez acontece. Sem ser um problema pois devia SIM ser uma felicidade, torna-se muitas vezes, mesmo um grande problema.
Maior problema ainda, quando o jovem rapaz não assume o ato praticado e não aceita a gravidez da “namorada”. Está aqui O MAIOR problema para a jovem grávida.
Quando não existe diálogo os jovens em geral e em particular a rapariga, NÃO CONTA logo de imediato aos pais, a sua gravidez.
Quando se começa a notar a barriga a crescer, a rapariga em vez de contar aos pais, decide em vestir roupas mais largas, escondendo assim, a mudança natural do seu corpo. Quando os pais se apercebem o CHOQUE emocional é muito maior. Por vezes com causas desastrosas para a família. Não devia acontecer assim. Mas sabemos que acontece.
Seja como for, cabe aos PAIS parar para pensar. Não agir no imediato quando porventura os nervos possam estar à flor da pele. Neste caso devem falar com os filhos, sejam rapariga ou rapaz, a fim de assumirem o ato praticado pois se esse lhes deu prazer, também devem mostrar serem responsáveis e abraçar de corpo e alma, com alegria e felicidade, o efeito desse ato, ou seja a vinda de uma nova vida.
Salvo raras exceções, que infelizmente também as há, os Pais ajudam tanto a rapariga grávida como o rapaz que a engravidou. Raramente ficam sozinhos à sua sorte.
O AMOR é a maior essência da vida, e com AMOR, a vida, ACONTECE
Gostava de ler a sua opinião sobre esta matéria na caixa de comentários.
*
*/
** Mariete Salema ""
*
é um tema muito complexo. ignorar a sexualidade e não falar sobre ela sim, gera frutos. também educar os rapazes a responsabilidade é fundamental. muitos ainda acham que os métodos contraceptivos não é uma preocupação deles e sim uma obrigação das mulheres. levar logo ao ginecologista uma jovem é muito importante. beijos, pedrita
ResponderEliminarOlá.
EliminarO seu comentário está corretíssimo. Concordo totalmente com a sua opinião
Bom fim de semana
Um post de serviço público
ResponderEliminarObrigado por isso
Obrigada eu, pela sua presença, comentário e simpatia
EliminarBom fim de semana
Um texto de autora esclarecida.
ResponderEliminarUm abraço.
Obrigada
EliminarBom fim de semana
Sucede y es principalmente responsabilidad de los padres hablar y enseñar sexualidad,la educacion en todo sentido comienza en el hogar y si se da una relacion de afecto y confianza,se debe enseñar y hablar,hoy en dia la sexualidad ha tomado ribetes de libertad indebida.Los embarazos en la adolescencia a veces no son deseados,lo que influye en una vida normal sana del hijo.Me ha encantado leer tu entrada.Te dejo un abrazo grande!
ResponderEliminarGracias por tu comentario. Los adolescentes experimentan la libertad de una manera un tanto despreocupada y muchas veces peligrosa, en todos los sentidos. La sexualidad está dentro de estos parámetros. Muchos son irresponsables y luego suceden hechos no deseados que transforman toda una adolescencia. te devuelvo el abrazo
EliminarImportante texto, Mariete!
ResponderEliminarQuando a gravidez acontece deve-se apoiar a jovem mãe. Sou a favor do aborto em caso de estupro, quando a gravidez oferece perigo para a mãe e anencefalia do feto
Obrigada por brincar junto lá no blog.
Lindo fim de semana
Beijinhos
Verena
Um tema muito pertinente sem dúvida. É preocupante que a nossa juventude adolescente, principalmente as raparigas, não tenho consciência deste problema. Com tanta informação, tantos meios de contracepção, ainda se deixem engravidar. É deveras lamentável que ainda estas situações aconteçam em 2024.
ResponderEliminarExcelente texto para reflexão.
Beijinhos e bom fim de semana!
Mário Margatide
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com